Olha, o texto só não foi mais impactante porque já tinha lido antes! Este cara é o máximo quando sugere que eu diga que mais inteligente(mais visão) é aquele que formula boas perguntas. A Escola "Velha" ela nos acostumou a nos dar as coisas mastigadas, (tipo questionário), onde não tivemos o trabalho para pensar...
No mesmo artigo "Qual é o problema?", o autor afirma que uma professora de Filosofia disse que após Platão e Sócrates, não haviam outras perguntas a serem feitas. Não a culpo por pensar assim pois, com certeza a Escola em que ela frequentou era academicista, este modelo ultrapassado de fazer as perguntas "óbvias" para que os alunos também "obviamente" as respondam.
Minha reflexão vem de encontro ao artigo de Kanitz: se já discordamos do modelo de escola que existe, QUAL É O PROBLEMA de se implantar um novo paradigma para a Educação?
Sei que há uma série de fatores....mas o que há de errado?
Enquanto a escola como fórum privilegiado, não suscitar o pensar, ficará difícil também exigir um agir distanciado da Escola Tradicional.
Considerando o Projeto de Aprendizagem proposto pelo Ítalo, foi perceptível que havia uma mudança de eixo temático. Os alunos, nós no caso, pudemos escolher o que estudar/pesquisar, melhor ainda : qual a curiosidade que tínhamos acerca de um assunto. E prá mim, não foi fácil definir qual seria a curiosidade número 1! Ao final desta rodada, de maneira democrática nos reunimos em torno de um TEMA em comum, 04 pessoas. Nós 4 elencamos diferentes curiosidades acerca do Meio-ambiente e no final, depois de interargirmos, estipulou-se que o título será Consciência Ambiental. O mais legal é poder nos reunirmos em torno deste projeto que nos deu Prazer em escolhê-lo. As tecnologias apresentadas foram outro desafio para mim, porém com ensaio-erro, sei que poderei acrescentar novos conhecimentos à minha prática. No futuro espero relembrar deste tempo com saudades...mas com alegria por ter percorrido o caminho!
quinta-feira, setembro 28, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário