O que é educar?
"Como vivermos é como educaremos, e conservaremos no viver o mundo que vivemos como educandos. E educaremos outros com o nosso viver com eles, o mundo que vivermos ao conviver."(Humberto Maturana) capturado 03/10/06 www.dhnet.org.br/direitos/direitosglobais/paradigmas/ma...
São os relacionamentos que permitem a convivência ética e cidadã. Saibamos fazer do hoje uma prática que consolide aceitar e respeitar o outro. Mas, sem uma prévia aceitação própria ninguém pode aceitar o outro. Só a emoção, o amor pode superar a convivência para além de si mesmo.
Para que educar?
Para recuperarmos o nosso bem maior - o amor, a vida! Maturana nos diz que para recuperar a harmonia fundamental que não destrói, que não explora, que não pretende dominar o mundo natural, mas que deseja conhecê-lo na aceitação e respeito para que o bem-estar humano se dê no bem estar da natureza.
A competição é um olhar que engana e nos remete ao mundo que está posto até aqui. Temos que abandonar o discurso patriarcal da luta e da guerra pelo matrístico conhecimento da mãe natureza: entendê-la para viver com ela!
Hoje Dia do Profesor, gostaria de saudar todos aqueles, que assim como eu pensam numa educação libertadora, para além da escravidão do rótulo ou do preconceito. Para que através de uma consciência ambiental todos nós saibamos viver-aprender-conviver.
domingo, outubro 15, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário